54.3462.4895 - 54.3464.1229
contato@plclareiras.com.br

novidades

Saiba porque a lareira de alvenaria convencional não funciona

Segunda-Feira, 16 de julho de 2018

Você possui uma lareira em alvenaria em casa?

Neste artigo você vai descobrir como ter a maior eficiência, aquecendo a casa toda e sem precisar quebrar a estrutura atual.

Evolução: Essa é a busca em todas as áreas do conhecimento humano. Descobrem-se novas tecnologias, materiais mais eficientes, estudam-se os processos e propostas revolucionárias e mais eficientes são desenvolvidas.

Com as lareiras isso não é diferente. O conhecimento especializado e as evoluções tecnológicas melhoraram muito a sua eficiência.

Como é o exemplo da Linha Volcano - Lareiras feitas para embutir em estruturas de alvenaria já existentes, sem precisar quebrar. Trazendo alto rendimento e tecnologia para aquecer e desumidificar com segurança - com as menores taxas de poluição do mercado.

As lareiras convencionais de alvenaria possuem índices de eficiência entre 1.5% e 3%. Enquanto a linha de lareiras Volcano possui índices acima de 82%.

Mas porque uma lareira de Alvenaria Convencional é tão ineficiente?

Veja esse comparativo entre Lareira de  Alvenaria Convencional x Lareira Embutida Volcano

1) Fluxo de fumaça

Lareira Convencional: é completamente aberta, sendo comum que a fumaça se espalhe pela casa.

Lareira Embutida Volcano: Fechada com vidro, permitindo uma linda visualização do fogo sem que a fumaça passe para a casa.

2) Queima de Oxigênio

Lareira Convencional: Usa o própio ar da sala. Causando um grande problema, pois o ar precisa ser reposto, e por isso acaba trazendo para dentro do ambiente o ar gelado de fora.

Lareira Embutida Volcano: Ar da queima é captado da parte de fora da casa.

3) Aproveitamento do Calor

Lareira Convencional: Grande desperdício de calor, pois o ar aquecido é sugado pela prórpria chaminé.

Lareira Embutida Volcano: Aproveitamento máximo na conversão do calor, transformando o ar frio em ar quente.

4) Sistema de funcionamento

Lareira Convencional: Queima simples e pouco eficiente. Sem estudos ou cálculos precisos o resultado final é diretamente proporcional à perícia do pedreiro. Pode apresentar retorno de fumaça, soprar brasas para dentro da casa e até mesmo não aquecer. É um sistema instável e sujeito a inúmeras variáveis.

Lareira Embutida Volcano: Utiliza a mais alta tecnologia, dentro das normas mais rígidas do mundo. Sistema de dupla combustão, que além de queimar a lenha, queima a própria fumaça produzida. Depois de instalada, não há como voltar fumaça, não funcionar ou não aquecer apropriadamente.

5) Eficiência (Capacidade de transforma lenha em calor)

Lareira Convencional: Oscila entre 1,5 e 3% e aquece apenas a imediação da lareira.

Lareira Embutida Volcano: Acima de 82%, podendo aquecer áreas entre 140m² e 250m²

6) Segurança

Lareira Convencional: Não é recomendável deixar a lareira sem supervisão, pois brasas podem saltar e provocar um incêndio.

Lareira Embutida Volcano: Você pode colocar mais lenha ao ir dormir ou sair de casa para que o fogo esteja aceso quando retornar.

7) Lareira Apagada

Lareira Convencional: Mesmo apagada constitui um grave ponto de fuga térmica (saída do calor), gerando correntes de vento e deixando a casa mais fria.

Lareira Embutida Volcano: Quando apagada não esfria e nem gera correntes de vento na casa.

8) Consumo e Cinzas

Lareira Convencional: Precisa de muita lenha e produz muita cinza devido à baixa eficiência da queima. O trabalho que gera para manutenção acaba desmotivando o uso.

Lareira Embutida Volcano: Lareira de alta eficiência, usa menos da metade, por hora, da quantidade de lenha de uma lareira comum. Produz pouquíssima cinza, sendo muito prática para o uso diário. Pode ficar acesa direto durante todos os meses frios do ano, por exemplo.

Agora você já sabe que pode ter uma lareira de alta eficiência para aquecer a casa toda.

Basta escolher um dos nossos modelos da Linha Volcano e desfrutar da mais alta tecnologia para aquecer e desumidificar!

A instalação pode ser feita tanto em casas prontas como em construções.